Páginas

sábado, 10 de agosto de 2013

Receita: Cheesecake de Chocolate



Tive o azar de comer um cheesecake há alguns anos num restaurante. Digo azar porque apesar de ser um quitute muito famoso e apreciado, odiei!!! E para completar, a fatia custava os olhos do cara. Nunca mais!!!

Até que lendo um livro - romance contemporâneo, nada a ver com receitas - me deparei com uma protagonista que tinha como sobremesa favorita o cheesecake de chocolate. Mas ela comia muito! Você não tem noção do quanto. Bom, fiquei com aquilo na cabeça. E se o cheesecake que comi realmente não estava bom? Resolvi arriscar.

Saí à caça de uma receita não muito difícil e fui testar para trazer os truques não ditos nas receitas. Vamos à ela?

CHEESECAKE DE CHOCOLATE

Ingredientes:

Massa*:
1 pacote de biscoito recheado (chocolate negro) 
2 colheres sopa de manteiga

(Preferi dobrar a medida da massa porque minha fôrma é um pouco maior do que a pedida nesta receita)

Recheio:
1 pacote de gelatina em pó sem sabor
800g de ricota
2 latas de leite condensado
5 colheres sopa de suco de limão
1 tablete (170g) de chocolate meio amargo picado
Meia lata de creme de leite

Cobertura:
Meia lata de creme de leite
meio tablete de chocolate meio amargo

Modo de fazer:

Começando pela massa - Bata o biscoito no liquidificador até obter uma farofa úmida. Numa tigela misture essa farofa de biscoito com a manteiga até que se torne um creme homogêneo. Com esse creme você vai forrar o fundo de uma fôma de aro removível (20 x 5cm). Reserve.

Recheio: Numa tigela pequena coloque a gelatina com 3 colheres sopa de água e leve em banho-maria para derreter completamente. Bata no liquidificador a ricota, o leite condensado, o suco de limão e a gelatina já derretida até ficar homogêneo. Após isso, divida esse recheio em duas partes iguais (tigelas separadas). Numa tigela você vai misturar o tablete de chocolate já derretido, também em banho-maria. Na outra tigela você vai misturar a meia lata de creme de leite.

Montagem: Volte à fôrma inicial, onde já tem a massa de biscoito no fundo. Por cima dos biscoitos coloque o recheio com o chocolate.
ATENÇÃO: Como você pode ver o recheio ainda se encontra mole. Se você colocar o outro recheio branco por cima, os dois vão se misturar. Portanto, o que você deve fazer? Por cima da massa de biscoito coloque o recheio de chocolate e leve a fôrma ao congelador por alguns minutos. Dependendo da potência de seu congelador, de 15 a 30 minutos a massa já estará consistente, mas NÃO congelada. Agora sim você pode colocar por cima do recheio de chocolate, o recheio branco. Retorne a fôrma ao congelador pelo mesmo período de tempo. 

Cobertura: Em banho-maria leve o restante do creme de leite e a metade da segunda barra de chocolate para aquecer. O chocolate automaticamente vai derreter. Coloque este creme de chocolate derretido sobre a massa branca.

Leve à geladeira por pelo menos 6h.
Desenforme com cuidado.
Taí uma sobremesa leve, fácil, que não precisa ir ao forno. O gosto da ricota fica imperceptível e a sobremesa não fica doce demais, enjoativa.



Um livro me inspirou a fazer...

"- Bom, falando da minha cozinha sexy... - Nate se levanta graciosamente do sofá e me puxa com ele. - Você gostaria de uma sobremesa?
- Sobremesa? - eu repito sem convicção. Observá-lo andar está me deixando louca.
Ele é tão gracioso. Ele claramente cuida desse corpo. Eu mal posso esperar para ver o que ele pode fazer na academia amanhã.
- Eu tenho cheesecake de chocolate. - Ele sorri pra mim e eu suspiro.
- É o meu favorito.
- Eu sei.
- Como você sabe?
- Porque todo jantar de negócios você sempre pede essa sobremesa.
Ele indica um banquinho no balcão da cozinha pra eu sentar, e pega o cheesecake da geladeira.

Ele presta atenção ao que eu peço no jantar?..."
(Fight With Me - Vol #2 da série With Me in Seattle, de Kristen Proby)






2 comentários:

  1. Oi Vânia,
    Que receita maravilhosa!
    Posso postá-la no meu blog? Amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rovena.
      Nós blogueiras estamos sempre procurando novos desafios, não? E adoramos quando um colega da blogsfera compartilha nossas ideias, com os devidos créditos. Pode compartilhar.
      Bjin.

      Excluir